Gerenciamento de mídias sociais é o processo de gerenciar as suas interações e conteúdos online através dos canais de mídias sociais como Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest, Twitter e Linkedin.
Ele vai além de apenas postar atualizações para os perfis da sua empresa. Inclui também engajar a sua audiência, procurar por oportunidades de aumentar o alcance e visibilidade. Aqui são apenas algumas das tarefas que são envolvidas ao gerenciar mídias sociais:
Escolher a plataforma correta
Antes de começar a planejar, você precisa considerar qual a melhor mídia social para o seu negócio. Veja os benefícios de diferentes plataformas:
O Facebook tem quase 2.7 bilhões de usuários mensais ativos por mês, que vêm de diversos cenários diferentes. Há também um balanceamento de gêneros e idade quando se refere ao queridinho do Mark. Isto faz dele uma ótima plataforma para os negócios que estão tentando alcançar uma audiência mais abrangente.
O Instagram é um ótimo canal para marcas que criam muito conteúdo visual. Sua audiência tende a ser mais nova, com mais mulheres do que homens. Isto pode ser uma oportunidade para negócios que vendem produtos ou serviços relacionados a moda, lifestyle, arte ou outras indústria focadas no visual.
Twitter tem 321 milhões de usuários ativos e tende a ser aonde usuários vão atrás de notícias e tendências. Esta plataforma é ideal para maras que querem unir conversação sobre tópicos que são tendência em sua indústria. Também é ótimo para compartilhar conteúdo com influencers e outros indivíduos que veem sua marca como valiosa.
LinkedIn é a mídia social para marcas B2B que têm como público negócios em diferentes indústrias. Com o LinkedIn você encontra, interage, e compartilha conteúdo com pessoas baseado no tipo de empresa, indústria ou cargo.
YouTube
O YouTube se tornou a segunda maior ferramenta de busca no mundo, perdendo apenas para o Google. Você pode subir conteúdo em vídeo para este canal para engajar e conectar-se com a sua audiência. O seu negócio pode postar quantos vídeos quiser e compartilhar.
Um outro canal ótimo para compartilhar conteúdo focado em imagens é o Pinterest. Ele se tornou um must para consumidores interessados em DIY, crafts, nutrição, fitness, decoração, moda, e mais. Se a sua marca vende um produto ou serviço deste tipo, o Pinterest é útil.
Desenvolvendo uma estratégia de mídias sociais
Desenvolver uma estratégia nas mídias sociais é uma parte importante para certificar-se de que cada uma das suas campanhas estão auxiliando a alcançar seus objetivos de marketing. Após decidir quais canais usar, você precisa considerar como planeja postar e quais tipos de conteúdo postar.
Comece considerando o que você sabe sobre a sua audiência. Quais tipos de conteúdo eles preferem. Desenvolva conteúdos que engajam mas também conversem com suas necessidades e desafios. Também considere como engajar e conversar com o público, esta é uma parte importante do gerenciamento de mídias sociais.
Calendário editorial
Quando falamos de mídias sociais, a consistência é a chave. Não existem dois negócios parecidos. No entanto, você não pode esperar alcançar os mesmos resultados para todo negócio que implantar a mesma abordagem de posts. Contudo, qualquer frequência ou tempo entre posts que você escolheu, faça-o consistentemente.
Se você quer manter seu público engajado e crescendo nestes canais, você precisa postar conteúdo de qualidade consistentemente. A única forma de fazer isto é criando um calendário que detalhe quando e o que postar em casa canal.
Respondendo a fãs e seguidores
Responder a fãs e seguidores nas mídias sociais é uma parte importante do gerenciamento. Quando alguém comenta na sua página com uma pergunta ou questão, é uma oportunidade para você gerar valor para os seus leads enquanto demonstra um excelente serviço de atendimento.
Criar campanhas nas redes sociais
Criar e implementar anúncios nas redes sociais é parte da resposta do que é gerenciamento em redes sociais. Apesar de haver muito a se fazer para conectar-se com o seu público em conteúdo orgânico, anúncios em social mídia complementam a atividade orgânica, permitindo que você melhore a visibilidade.
Rastrear a performance com o tempo
Como qualquer outro tipo de tática de marketing digital que você emprega com o tempo, quer certificar-se de medir os resultados. Esta é a única forma de saber que as suas campanhas estão ajudando você a alcançar seus objetivos de marketing. Sem mencionar que é assim que se determina o ROI e decide se você está utilizando da melhor forma seus recursos.
Por que o gerenciamento de mídias sociais é importante
A primeira resposta, e talvez mais óbvia, é que os seus clientes estão ativos nas mídias sociais. Eles querem ver conteúdo de marcas como a sua e estão aberto às mensagens que você apresenta nos canais sociais, mais do à mensagens de propaganda.
Além disso, gerenciar as suas mídias sociais é eficiente para pequenas empresas, que geralmente conseguem fazer mais com menos orçamento. Sem contar que o gerenciamento dá resultados significantes com relação a geração e conversão.
Quando se diz respeito às mídias sociais você não precisa fazer tudo sozinho. Como uma empresa de marketing digital, a Beyond oferece uma gama de serviços que vão de gerenciamento de mídias sociais à estratégias e desenvolvimento. Nos contate!