Na atualidade, não ter uma presença digital é praticamente equivalente a não existir. Com a mudança das relações e padrões de consumo da população, principalmente entre as novas gerações, estar presente no mundo digital virou um fato indispensável.
Se antes as empresas contavam com as páginas amarelas, panfletos e jornais para divulgação, hoje, as redes sociais abriram um novo leque de possibilidades. Todavia, novos desafios também aparecem, como:
- O que fazer para ter uma presença digital?
- Quais são as redes mais importantes?
- Onde achar o meu público?
Vamos analisar cada uma dessas questões e qual a importância de cada rede, a seguir.
O Instagram é a terceira rede social mais acessada no Brasil, perdendo apenas para o WhatsApp e o YouTube. Segundo dados do Data Reportal, em parceria com o We Are Social e Meltwater, 113,5 milhões de brasileiros são usuários da rede.
Devido ao grande número de usuários e à sua popularidade, o Instagram é comumente usado como a base da estratégia de conteúdo de muitas empresas. Além disso, a versatilidade de seus conteúdos, incluindo postagens estáticas e em vídeos, traz várias possibilidades diferentes para a produção de conteúdo.
Se sua empresa não está presente em nenhuma plataforma, o Instagram é um ótimo ponto de partida.
Apesar de ter liderado o ranking até 2021, o Facebook agora se encontra em quarto lugar entre as redes mais utilizadas. O Facebook também tem a mesma versatilidade de conteúdo que o Instagram, admitindo postagens estáticas e em vídeo. Contudo, no meio digital, essa rede é considerada mais ultrapassada, principalmente entre as novas gerações.
Se o intuito da sua empresa é alcançar um público mais novo e um consumidor assíduo das mídias sociais, talvez o Facebook não seja a melhor opção. Todavia, se seu público é mais velho, investir na rede ainda pode ser uma boa opção.
TikTok
O TikTok teve um crescimento de 8,1 milhões de usuários entre 2022 e 2023. Devido a sua dinamicidade e facilidade de uso, ela tem sido a rede mais utilizada pelas novas gerações.
Apesar da rede funcionar melhor com conteúdos em vídeo, ela tem muito espaço para conteúdos mais educativos e informativos, e está sendo até cotada para “substituir” o Google como ferramenta de pesquisa.
Se sua empresa procura ter uma imagem mais descontraída e moderna, e quer aproveitar o hype de uma rede em ascensão, vale muito a pena investir na produção de conteúdo para o TikTok.
O LinkedIn é uma plataforma muito importante para negócios. Ela é conhecida por ser uma rede social profissional, onde pessoas de diversas áreas compartilham seus conhecimentos e experiências de trabalho.
Utilizar o LinkedIn como parte da estratégia de marketing é muito vantajoso para empresas, porque permite atingir um público altamente segmentado e profissional. Ele fortalece a marca empregadora, facilita a geração de leads B2B e promove o networking entre profissionais. Além disso, ele permite interações diretas com profissionais influentes e decision-makers, aumentando a visibilidade e credibilidade da empresa no mercado.
Google Meu Negócio
Apesar das redes sociais terem destaque quando falamos de presença digital e estratégia de conteúdo, não podemos esquecer de uma ferramenta muito importante: o Google Meu Negócio.
A redes sociais são muito utilizadas para fazer vendas, fidelizar os clientes, ampliar seu alcance e ter um posicionamento de marca, sendo fundamentais para uma estratégia de marketing. Contudo, o Google ainda é a maior porta de entrada para seu negócio.
Isso porque, ao criar um perfil no Google Meu Negócio, sua empresa se torna mais visível para os usuários do Google. Assim, quando alguém pesquisar um assunto relacionado ao seu negócio, ele poderá aparecer nas opções de pesquisa, no Google Maps e em outros serviços do Google.
O Google Meu Negócio também tem um diferencial muito poderoso: as avaliações e feedbacks. Ter avaliações de clientes lá ajuda a construir a reputação da sua empresa e trazer mais autoridade para seu negócio, além de fornecer insights valiosos sobre a experiência do cliente.
Site
Outro ponto muito importante para a construção da presença digital de uma empresa é ter um site próprio.
Algumas pessoas podem pensar que, com o surgimento das redes sociais, os sites ficaram ultrapassados. Todavia, esse não é o caso. Ter um site ainda é fundamental para o fortalecimento da imagem de uma empresa e para a centralização de informações.
Além disso, um site otimizado também é uma ótima ferramenta para aumentar o alcance orgânico de um negócio, captar novos leads e gerar conversões, servindo, assim, como ponto central de uma boa estratégia de marketing.
Blog
Os blogs, assim como os sites, continuam sendo muito relevantes para o marketing digital. Um blog é fundamental para a estratégia de marketing de uma empresa porque ajuda a aumentar a visibilidade online e atrair tráfego orgânico por meio de SEO (search engine optimization).
Publicar conteúdos relevantes e valiosos melhora o ranking nos motores de busca, atraindo potenciais clientes interessados nos tópicos abordados. Além disso, um blog estabelece a empresa como uma autoridade no setor, construindo credibilidade e confiança entre os consumidores.
Os blogs também facilitam o engajamento com o público, permitindo que os leitores comentem e compartilhem os conteúdos, ampliando o alcance da marca. Eles também são uma plataforma excelente para nutrir leads, oferecendo informações úteis que guiam os clientes em potencial ao longo do funil de vendas.
Além disso, um blog oferece conteúdos que podem ser reutilizados em outras estratégias de marketing, como newsletters e redes sociais, garantindo uma presença digital consistente. Dessa forma, um blog bem elaborado e otimizado é uma ferramenta poderosa para atrair, engajar e converter clientes, impulsionando o crescimento da empresa.
Qual plataforma escolher?
Com tantas opções presentes no mundo digital, é difícil saber qual a melhor. O Instagram, por exemplo, tem um grande número de usuários, mas, será que seu público está lá?
A pergunta chave da construção de toda estratégia de conteúdo é: onde seu público está? Para saber disso, antes de criar uma conta em uma rede social ou um site, é essencial fazer uma pesquisa de mercado e analisar o comportamento do seu cliente ideal.
Após fazer essa análise, você deve escolher uma ou mais redes para construir sua presença digital. Se não puder ou não fizer sentido estar em todas, foque na que pode te trazer mais resultados. Contudo, para que uma estratégia de marketing seja eficaz, o ideal é procurar uma agência para elaborá-la.
Se você quer que sua empresa esteja presente no mundo digital, mas não sabe qual caminho seguir, entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.